Gestão de fornecedores no posto de combustível: qual a importância?

Fundamental para a lucratividade de qualquer empresa, a gestão de fornecedores não pode ser deixada de lado em seu posto de combustíveis. Ela faz toda a diferença se você quiser que seu negócio se destaque em um mercado tão competitivo como atualmente.

Mas o que é a gestão de fornecedores? Quais as vantagens em fazê-la e quais serão os seus benefícios? Entenda melhor com esta matéria.

Boa leitura!

 

O que é gestão de fornecedores?

Em tempos de contenção de gastos e crise econômica, você não vai ao mercado e escolhe o primeiro produto que vê na prateleira, não é mesmo? Geralmente você realiza uma pesquisa para saber qual marca tem o melhor custo x benefício antes de realizar a compra. Por que com os fornecedores do seu posto de combustível seria diferente?

E é exatamente isso que a gestão de fornecedores é. Por meio de uma pesquisa de mercado é feita uma coleta de todas as informações pertinentes de quem irá fornecer os produtos para o seu posto de combustível. Não deixe nada passar batido: qualidade do produto, preço, atendimento, rapidez na entrega e satisfação de outros compradores.

Só assim você poderá assegurar que os produtos comercializados no seu posto de combustível são de qualidade e estão com o preço competitivo no mercado, garantindo que os clientes fiquem satisfeitos e retornem ao seu estabelecimento mais vezes.

Não esqueça de fazer a gestão em todo o seu posto, e não apenas na parte de abastecimento. Olhe também para os fornecedores da sua loja de conveniência e da manutenção e troca de óleo.

 

Qual a importância e os benefícios da gestão de fornecedores?

Os fornecedores são responsáveis por boa parte dos gastos de um posto de combustível, por isso é importante levar em consideração os investimentos feitos nessa área garantir uma boa gestão. É importante lembrar que um bom trabalho de gestão de fornecedores envolve também estar sempre de olho nos estoques para não deixar faltar produtos.

Outros fatores devem ser levados em conta na hora de decidir investir na gestão de fornecedores. Como os preços serão praticados abaixo do normal, mais clientes darão credibilidade ao seu posto e ele ficará melhor posicionado neste mercado tão competitivo.

Seu posto de combustível estará sempre bem abastecido e a perda de produtos pelo prazo de validade será muito menor, diminuindo também sua perda de investimento e, consequentemente, aumentando a lucratividade final.

 

Como fazer uma boa gestão de fornecedores?

Faça uma planilha e anote o máximo de dados possíveis de todos os fornecedores, lembre-se de deixar a planilha sempre atualizada para quando for necessário realizar um novo pedido já ter tudo em dia.

 

Não é difícil manter uma boa gestão de fornecedores em seu posto de combustível. Não esqueça da importância desse investimento e como ele impactará positivamente na lucratividade do seu posto.

Gostou do conteúdo dessa matéria? Inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos atualizados.

2019-06-18T18:07:36-03:0012 de junho de 2017|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?