Bandeira de posto de gasolina: saiba como escolher a certa

Oferecer aos clientes serviços e produtos de qualidade é essencial para garantir a credibilidade de qualquer estabelecimento comercial.

No mercado de combustíveis, escolher corretamente a bandeira de um posto de gasolina pode ser fator determinante para o sucesso de um negócio.

Confira neste artigo todos os detalhes sobre o tema e faça a escolha certa.

Uma importante decisão

Abrir um posto de gasolina é um dos investimentos mais assertivos em nosso país. Isso porque o segmento de combustíveis é um mercado valioso e altamente necessário no Brasil.

Já abordamos todos os pontos que comprovam tal fato em um conteúdo completo que fala sobre as análises minuciosas que devem ser feitas antes de abrir um estabelecimento.

Mas, basicamente, elas se resumem em:

  • Compreender o mercado;
  • Definir a localização ideal;
  • Conhecer todas as leis necessárias;
  • Investir em capacitação profissional;
  • Entre outras.

Além disso, um dos principais itens a serem analisados e bem escolhidos no momento do investimento é a bandeira de posto de gasolina que você utilizará.

Sua escolha pode determinar até mesmo a perpetuação de seu negócio.

Vamos entender todos os pontos que merecem atenção no momento de definir sua bandeira.

Mas o que é um posto bandeirado?

Como vimos, no momento de abertura do estabelecimento, o gestor se vê em meio a uma difícil escolha: optar por um posto bandeirado ou abrir um posto sem bandeira?

Essa dúvida, bem comum, inclusive, se dá porque existem diversos pormenores nessa decisão. Para começar, é interessante explicar os termos.

Um posto bandeirado, como o próprio nome sugere, é aquele estabelecimento que tem vínculo comercial com grandes marcas do mercado, como é o caso da Ruff.

Já um posto de bandeira branca — como também é conhecido o posto sem bandeira — é aquele no qual o proprietário não tem vínculo com nenhuma grande marca do mercado.

Principais características de um posto sem bandeira

Essa opção pode se transformar em uma enorme dor de cabeça por conta das principais características de um posto de bandeira branca: negociações com vários distribuidores, qualidade dos combustíveis e liberdade no leiaute do estabelecimento.

Negociações

Apesar da certa liberdade em negociar, isso não se configura em facilidade para obter os melhores preços. Por diversos motivos.

Primeiro, porque os combustíveis são, em sua maioria, commodities — qualquer bem em estado bruto, produzido em larga escala mundial — e, com isso, têm grandes alternâncias de preços, fato que pode prejudicar seu planejamento.

Segundo, porque os revendedores de combustíveis possuem uma demanda garantida de postos bandeirados, e, evidentemente, dão preferência aos clientes que já estão em seus planejamentos de acordo.

Dessa forma, torna-se mais difícil fazer negociações com combustíveis de boa qualidade. Fato que nos leva à segunda característica de um posto sem bandeira.

Qualidade dos combustíveis e hesitação dos clientes

Ao encontrar dificuldades para negociar os melhores combustíveis do mercado, muitas vezes os gerentes optam por insumos secundários. O que além de causar insatisfação na maioria dos clientes, também pode trazer prejuízos aos automóveis ali abastecidos.

Mesmo os que garantem combustíveis de qualidade em seus postos sofrem com isso; pois, como o posto não possui bandeira, os clientes irão hesitar na maioria das vezes, optando pela segurança e confiança que uma bandeira de posto de gasolina oferece.

Liberdade no leiaute do estabelecimento

Como sabemos, abrir um posto requer grandes investimentos. E a escolha por um estabelecimento de bandeira branca pode fazer com que esses investimentos sejam ainda maiores.

Isso porque a comunicação visual de um posto de combustíveis é um dos itens mais importantes no momento de conversão de vendas. Ao optar por um posto sem bandeira, todos os detalhes deverão ser pensados por conta própria, assim como os investimentos necessários para aplicá-los.

Por que optar por um posto bandeirado?

Sendo assim, após analisarmos que o investimento em um estabelecimento sem bandeira pode complicar profundamente o seu sucesso, vamos entender por que apostar em um posto bandeirado é a melhor opção de mercado.

Para iniciar, vamos entender também suas principais características.

Já vimos que um posto de combustível bandeirado é aquele que está vinculado a uma grande marca do mercado de combustíveis. Isso implica em uma exclusividade de compra somente dessa marca que, durante um determinado período definido por contrato, será sua distribuidora de combustíveis e de outros produtos que compõem seu catálogo.

Além disso, nessa parceria entre estabelecimento e bandeira, também fica acordado que toda a identidade visual da marca será utilizada. Ou seja, o custo para essa implementação, dependendo do contrato, pode ser até zero.

Por fim, o posto bandeirado também deve respeitar alguns parâmetros, como disposição de produtos, políticas, métricas e objetivos, entre outros.

Vantagens ao optar por um posto bandeirado

Essas características que vimos acima também se transformam nas principais vantagens de um posto bandeirado.

Orientações e suporte financeiro

Por ser um estabelecimento vinculado a uma grande marca, um posto bandeirado — quando ligado a uma empresa séria e comprometida com o sucesso de seus bandeirados — conta com um amplo suporte de orientação para as principais dúvidas, decisões a serem tomadas e novas diretrizes a serem seguidas.

Além disso, há também um auxílio na capacitação dos colaboradores para que a qualidade dos serviços oferecidos seja sempre positiva.

Já no aspecto financeiro, é possível uma negociação entre proprietário e a marca bandeirada, que viabiliza o investimento em equipamentos, maquinários, projeto, entre outras coisas.

Qualidade do combustível e confiança do consumidor

Se por um lado temos uma constante hesitação e dúvida por parte dos consumidores em um estabelecimento sem bandeira, em postos de combustíveis bandeirados o cenário é completamente o oposto.

Trazer uma bandeira em seu posto é sinônimo de qualidade e segurança. Aspectos fundamentais para garantir o sucesso de seu negócio.

Marketing efetivo e pronto

Optar por um posto bandeirado também significa uma enorme redução de custos com propagandas e marketing. Afinal, todos os esforços e as estratégias partem da marca detentora da bandeira, o que além de gerar economia, também garante uma publicidade bem feita e assertiva para que você fidelize ainda mais seus clientes.

Acredite, não se preocupar em criar campanhas de marketing é algo que faz toda a diferença no seu dia a dia.

Seu estabelecimento possui uma inteligência de negócios

Associar-se a uma grande marca quase sempre significa alimentar-se de seus principais benefícios e inteligências. Aqui, não é diferente.

As distribuidoras que oferecem a possibilidade de afiliação quase sempre possuem uma gestão voltada para inteligência de negócios.

A partir do momento que seu estabelecimento se torna um posto bandeirado, essa inteligência será aplicada em todos os seus serviços e soluções, fato que beneficia permanentemente o seu negócio.

Cliente dá preferência a bandeira de posto de gasolina no momento de abastecer o seu veículo

Escolher corretamente a bandeira de posto de gasolina é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Como escolher de maneira correta a bandeira de posto de gasolina

Como em qualquer negócio, existem marcas e marcas. Isto é, existem aquelas marcas consolidadas e que têm qualidade garantida, como também existem marcas conhecidas mas que não garantem um serviço tão qualificado.

No momento de decidir a melhor bandeira para o seu estabelecimento, se atente a itens como:

  • Procedência da marca e qualidade de seus serviços;
  • Quantidade de postos bandeirados dela em sua cidade e sua região;
  • Reputação da marca junto aos clientes;
  • Preços e condições de negociações.

Ser bandeirado Ruff é poder oferecer combustíveis de qualidade para seus clientes com agilidade, comprometimento e credibilidade.

Ruff: siga o caminho da excelência

Ao associar seu estabelecimento com a Ruff, você terá um fornecedor de combustíveis certificado para entregar produtos de alta qualidade, sempre com segurança e os melhores procedimentos de mercado.

Além disso, os postos Ruff possuem um conceito visual moderno e atrativo para que seu negócio se destaque visualmente perante seus concorrentes.

Ainda contamos com assessoria especializada, treinamentos técnicos, sistemas de controle de qualidade, logística segura e eficiente, flexibilidade de contrato e muito mais.

Seja um bandeirado Ruff e ofereça as melhores facilidades e os melhores combustíveis a seus clientes.

Para conhecer ainda mais os nossos serviços e ficar por dentro do nosso cotidiano, siga a Ruff em nossas redes sociais e também fique ligado na seção blog de nosso site.

Ruff, energia para superação.

2021-06-30T12:17:01-03:002 de julho de 2021|Mercado de Combustíveis, Ruff|
Precisa de ajuda?