Bomba para posto de combustível: saiba como escolher

A bomba para posto de combustível é um dos equipamentos mais famosos do mundo, sendo facilmente reconhecida em praticamente qualquer lugar. Porém, para os donos de postos ou para pessoas que estão pensando em investir no ramo, pode ser difícil saber escolher a bomba de combustível para posto ideal para o negócio: a Ruff está aqui para te ajudar.

Como funciona a bomba de combustível no posto

Quem vê a bomba de posto de combustível pode se enganar em pensar que é apenas a estrutura que tem os vários bicos e mangueiras, com um visor para contabilizar os litros abastecidos e o preço cobrado: na realidade, a bomba possui mais partes, que ficam abaixo do solo.

O nome da bomba para posto de combustível não é por acaso: ela realmente bombeia o etanol, a gasolina, o diesel e todos os outros combustíveis, levando-os dos tanques jaquetados reservatórios para os tanques dos veículos. Vamos falar melhor sobre cada uma de suas partes.

Bomba inicial de combustível no posto

A primeira peça da bomba de combustível para posto é, de fato, a bomba, responsável por tirar o líquido do tanque reservatório e levá-lo até a bomba externa (que é a parte que conhecemos, responsável pelo abastecimento). Elas podem ser de dois tipos:

  • Submersas, que ficam dentro do tanque reservatório e impelem o combustível para cima;
  • De sucção, que usam a pressão negativa do ar para fazer o combustível subir até a superfície.

De maneira geral, bombas submersas podem levar combustível por distâncias maiores, mas bombas a sucção são as preferidas dos postos de combustível porque os tanques costumam estar próximos, normalmente subterrâneos, logo abaixo das bombas.

Tubos, válvula de retenção e filtros

A próxima parte são os tubos que ligam os tanques reservatórios até a bomba externa. Essa tubulação não costuma ser muito complicada, mas dependendo da distância e da disposição dos tanques reservatórios, pode ser que sejam necessárias mais voltas e maiores comprimentos de tubos.

Por conta disso, junto à tubulação é instalada a válvula de retenção. Seu trabalho é garantir que o encanamento esteja sempre cheio de combustível, não deixando que ele volte para o tanque reservatório após um abastecimento. Desta forma, o próximo veículo a ser abastecido não precisa esperar o combustível ser bombeado desde o reservatório novamente.

Além da válvula de retenção, também são  instalados filtros, que irão remover impurezas do combustível, garantindo assim que nada entre no tanque dos veículos e prejudique seu funcionamento.

Medidor de fluxo ou medidor de vazão

O medidor de fluxo ou medidor de vazão é o equipamento responsável por dizer quanto líquido a bomba de combustível para posto leva do tanque reservatório até o tanque do veículo sendo abastecido.

Atualmente, as bombas de posto de combustível são todas eletrônicas, e esses equipamentos se ligam aos mostradores digitais, que os consumidores e colaboradores conferem na hora de ver a quantidade de litros abastecidos e seu custo.

Sistema de Recuperação de Vapores de Combustíveis

Esta tecnologia é mais recente, mas já presente em diversos países e postos. Utilizando uma Unidade de Recuperação de Vapor (URV), o que o Sistema de Recuperação de Vapores de Combustíveis faz é: pegar o vapor desprendido do combustível durante o abastecimento e levá-lo para um tanque auxiliar.

Um sistema semelhante é instalado também nos caminhões-tanque, que transportam combustíveis para o abastecimento dos postos. A grande vantagem do sistema é que ele impede que esse vapor seja jogado na atmosfera, onde polui o ambiente e é tóxico para as pessoas.

Escolha sua bomba de combustivel para posto com a Ruff

Uma boa bomba de combustível para posto é segura e eficiente no abastecimento.

Bico de abastecimento

Após passar pela parte interna da bomba externa, o combustível enfim chega até a mangueira e ao bico de abastecimento. O bico é mais simples do que parece, contando com um gatilho manual para abrir a válvula que permite a passagem do combustível para o veículo.

Dentro do bico há um mecanismo totalmente não-eletrônico que permite determinar quando o tanque já está cheio, automaticamente bloqueando a passagem de combustível e encerrando o abastecimento — as bombas modernas eletronicamente detectam esse movimento e param também seus outros componentes.

Válvula de mistura

No Brasil, a grande maioria dos postos utilizam bombas com bicos dedicados para cada tipo de combustível. Porém, muito comum em outros países, são as bombas que utilizam o mesmo bico para combustíveis diferentes: do mesmo bico sai gasolina comum e aditivada, por exemplo.

Para fazer essa troca há a válvula de mistura, que pode ser usada de duas formas:

  • Para separar combustíveis diferentes;
  • Para misturar os combustíveis em um mesmo abastecimento.

Uma bomba de combustível para posto que tenha esse componente permite misturar combustíveis em qualquer proporção, que normalmente é selecionada eletronicamente na hora do abastecimento.

Como escolher a bomba para posto de combustível certa

Escolher a bomba para posto de combustível certa requer determinar quais características dela são importantes para seu negócio:

  • Quantidade de bicos de abastecimento por bomba;
  • Comprimento e qualidade das mangueiras;
  • Bombas bilaterais, com bicos dos dois lados, para aumentar a quantidade de atendimentos simultâneos;
  • Vazão máxima e mínima de combustível;
  • Conexão digital com sistemas de cobrança e pagamento;
  • Custos de manutenção periódica e período de garantia.

Na dúvida, conte com a Ruff

Desde 1995 a Ruff é uma distribuidora dos melhores combustíveis, referência em qualidade de atendimento e de serviços prestados. Com experiência também no armazenamento de combustíveis, consultoria para donos de postos, treinamentos para equipe de colaboradores e a constante inovação de nossas tecnologias, ser um bandeirado Ruff é garantia de ter ao seu lado uma empresa especialista em bomba para posto de combustível.

Acesse nosso Facebook e nosso site para conhecer mais da nossa atuação. Aqui no blog, você que quer investir em um posto de combustível confere outras dicas para ter um negócio de sucesso.

Ruff, energia para superação.

2022-01-31T09:23:49-03:002 de fevereiro de 2022|Dicas e Cuidados, Ruff|
Precisa de ajuda?