Saiba como escolher o melhor tanque para posto de combustível

O tanque para posto de combustível é parte fundamental de um negócio do ramo. Também chamado de tanque subterrâneo e de tanque jaquetado, ele é o principal equipamento responsável por armazenar o combustível que será comercializado. Saiba como escolher o melhor tanque de combustível para posto com a Ruff.

As variedades de tanque para posto de combustível

Com capacidade variando entre alguns litros e dezenas de milhares de litros, os tanques para combustível servem desde o propósito a serem recipientes temporários (caso daqueles pequenos galões brancos) até estoques semi-permanentes para grandes reservas dos insumos.

Quando o assunto são os postos, os tanques a que são comumente referidos são os tanques subterrâneos. Eles são instalados abaixo do nível do solo tanto para ocuparem menos espaço ao ar livre quanto para terem uma menor variação de temperatura, reduzindo a movimentação e volatilização do combustível estocado.

Eles também são chamados de tanques jaquetados pois a “jaqueta” é uma segunda camada interna, feita de ligas metálicas, cuja função é proteger o combustível armazenado e reduzir as chances de possíveis vazamentos.

Formato e capacidade do tanque para posto de combustível

Há dois principais formatos utilizados tanto para tanque jaquetado quanto para tanque subterrâneo: cilíndrico e esféricos. Tanques de combustível para posto costumam ser cilíndricos pois tendem a aproveitar melhor o espaço disponível, enquanto que tanques esféricos são preferíveis para gases e para situações de muito movimento (caso de alguns caminhões-tanque).

Tanto um tanque subterrâneo quanto um tanque aéreo podem ser jaquetados, e ambas as combinações podem ser horizontais ou verticais. Ainda assim, o mais comum tanque subterrâneo para posto de gasolina é o horizontal, uma vez que requer menor profundidade de escavação.

Sua capacidade, como dissemos, varia muito. Há diversos fabricantes e muitos modelos, a maioria ficando entre 1.000 L e 60.000 L, mas há outras opções no mercado, sendo o mais comum o de 30.000 L. Para saber qual a capacidade correta do tanque subterrâneo para posto de gasolina é necessário realizar o cálculo de rotatividade do combustível e a quantidade de litros vendida: nem sempre maior é melhor.

A construção dos tanques de combustível para posto

Como dissemos, tanques jaquetados possuem uma camada dupla como “parede”, sendo que há um espaço entre cada camada, com pelo uma dessas camadas feitas de metal (a jaqueta). Os tanques podem ser feitos de diversos materiais, entre eles, o mais comum é o uso de aço carbono revestido com PRFV (Plástico com Reforço de Fibra de Vidro). Esta é a camada estrutural do tanque, enquanto que a jaqueta age apenas como proteção e contenção.

Ainda assim, há tanques que utilizam outros materiais, com outras ligas metálicas e que também contam com mais camadas em suas paredes, alguns sendo duplamente jaquetados. As particularidades ficam a cargo de variáveis como tamanho, local de armazenamento, material a ser mantido no tanque, etc.

Os tanques possuem a abertura de abastecimento, um tubo de respiro que evita a elevação da pressão interior e um tubo de monitoramento, que permite a detecção de vazamentos e outras medições, além das conexões de abastecimento, que levam os combustíveis para as bombas. No Brasil, os tanques são regulamentados pela norma  ABNT NBR 16161 de 2019.

Sua instalação e manuseio também tem regulamentações próprias, dadas pelas normas ABNT NBR 13781 e  ABNT NBR 13783, de 2009 e 2014 respectivamente. Entre outras determinações, elas estabelecem como deve ser o assentamento no solo e proteção dos tanques para posto de combustível, indispensáveis para garantir a segurança de todo o empreendimento.

Acessórios e peças importantes

Indo além do tanque em si, é necessário pensar tanto na estrutura de onde ele será colocado quanto nos acessórios utilizados. Tubos, canos, conexões, ligações elétricas e hidráulicas, fiação, entre outras devem ser levadas em conta.

Dois bons exemplos são as bacias de contenção (as bases côncavas que suportam os tanques) e as câmaras de calçada (as “janelas” que ficam no chão e ligam o tanque ao exterior). Atenção aos tamanhos das conexões, peças adaptadoras, parafusos utilizados, padronização de encaixes e outros são igualmente importantes e podem representar milhares de reais em custos extras se forem mal planejados.

Como escolher o tanque subterrâneo para posto de gasolina ideal para seu negócio

Antes de tudo é necessário ter um bom estudo de viabilidade do posto, que deve incluir a quantidade de cada combustível diferente (gasolina, etanol, diesel e suas variações) é/será vendido e qual a capacidade do tanque necessária para acondicionar esses insumos.

Dessa forma será possível escolher a capacidade do tanque, seu formato, local em que será instalado e quantos tanques serão necessários, sempre lembrando que não pode-se misturar diferentes combustíveis num mesmo tanque.

A próxima etapa é fazer uma busca e análise das variadas marcas e modelos disponíveis, tendo o cuidado de checar se as empresas utilizam as normas corretas, fazem o controle de qualidade, se têm boa reputação no mercado e se prestam bons serviços ao cliente no pós-vendas.

Esses fatores todos serão imprescindíveis para a boa utilização e manutenção dos tanques, sendo que somente após elas será realmente aconselhável iniciar um projeto prático, realizar compras e começar a instalação.

Uma boa bandeira indica os melhores fornecedores de tanque para posto

Atenção para as câmaras de calçada do tanque subterrâneo para posto de combustível.

Manutenção e troca do tanque de combustível para posto

Um dos principais motivos do projeto é maximizar a vida útil dos tanques no posto de combustível, reduzindo os gastos.

Evitar a oxidação e a corrosão são preocupações importantíssimas e que devem ser levadas em conta. Igualmente importante é ter certeza de que o tanque não irá se movimentar, dobrar, girar ou amassar de maneira alguma.

Realizar a manutenção periódica, que inclui verificações da integridade do tanque, é de alta prioridade. Seu prazo de validade varia de acordo com o modelo, sendo, normalmente, entre 10 e 25 anos, mas estes valores podem variar bastante de acordo com as condições locais e de utilização dos mesmos.

Outro ponto a ser ressaltado é que as agências de vigilância sanitária e preservação ambiental irão fazer a avaliação das condições do tanque, liberando ou não a renovação da licença de operação do posto de combustível.

Lembre-se sempre que sem um bom tanque jaquetado subterrâneo, seu posto de combustível não só não pode operar como também efetivamente representa uma perda dos valores investidos. Pesquise muito bem e conte sempre com a sua bandeira para indicar os melhores fornecedores.

Converse com a Ruff sobre o armazenamento de combustível e como podemos ajudar o seu negócio a não ter nenhuma preocupação com o tanque de combustível para posto. Nossas operações são as mais modernas e contam com todo controle técnico e operacional para a segurança do seu investimento.

 

Para mais informações sobre equipamentos, veja os artigos aqui no blog da Ruff. Por meio do nosso Facebook você recebe dicas e se atualiza sobre as movimentações do setor. No nosso site você descobre como ter uma empresa de sucesso no mercado energético e movimentar o país.

Ruff, energia para superação.

2021-12-09T10:59:54-03:009 de dezembro de 2021|Dicas e Cuidados, Ruff|
Precisa de ajuda?