10 equipamentos para posto de combustíveis que são indispensáveis

Existem inúmeros equipamentos para posto de combustíveis que são fundamentais tanto para o funcionamento do estabelecimento quanto para atrair e fidelizar clientes. Escolher corretamente cada um desses itens é um dos fatores determinantes para o sucesso do seu posto. Neste artigo, separamos uma lista com os equipamentos indispensáveis e que precisam fazer parte do seu negócio. Confira!

Definir os equipamentos faz parte do processo

Abrir um posto de combustíveis é uma tarefa que envolve inúmeros cuidados e processos. Desde a escolha da bandeira certa até os produtos que serão oferecidos na loja de conveniência, passando pela comunicação visual e os equipamentos essenciais, tudo deve ser planejado com muita atenção. 

O importante é pensar sempre na melhor experiência para o consumidor — trabalhando para torná-lo um cliente fidelizado —, além de seguir todas as diretrizes e normas da legislação, claro.

Equipamentos para posto de combustíveis  

Para servir como um guia e te ajudar em uma das etapas primordiais que devem ser definidas previamente, separamos uma lista com 10 equipamentos para posto de combustíveis que são indispensáveis para o seu negócio

Tanque Jaquetado (parede dupla)

O tanque jaquetado (ou tanque ecológico de parede dupla, como também é chamado) é um reservatório que serve para armazenamento subterrâneo de líquidos inflamáveis e combustíveis. Por conter duas camadas de revestimento, esse é um equipamento que oferece maior segurança em caso de vazamentos.

Na prática, são dois tanques: o interno (primário) construído em aço-carbono; e o secundário, que forma a parede externa, desenvolvido em fibra de vidro reforçada, ideal para suportar combustíveis. 

E é nessa segunda camada que está a proteção extra contra eventuais vazamentos. Ela tem exclusivamente a função de contenção no espaço localizado entre um tanque e outro.   

Válvula de retenção junto à bomba

Aqui está mais um equipamento para postos de combustíveis que oferece proteção contra vazamentos. 

A válvula de retenção atua como um dispositivo capaz de garantir que o combustível volte para o tanque em casos de estanqueidade (quando há furos e/ou rompimentos na tubulação entre o tanque e a bomba de abastecimento), independentemente do ponto da linha em que ocorra. 

Isso evita que o produto entre em contato com o solo. Ou seja, trata-se de uma proteção ambiental.

Além disso, a válvula de retenção é responsável por assegurar que a linha de abastecimento fique sempre preenchida com combustível, possibilitando que tanto a bomba quanto os filtros funcionem adequadamente. 

Dispositivo de descarga selada 

Já abordamos em nosso blog os procedimentos para uma descarga de combustíveis segura. Agora, vamos falar um pouco sobre um item indispensável e que tem tudo a ver com essa etapa. 

O dispositivo de descarga selada — ou tampa de descarga selada, como também é chamado — é um dos principais equipamentos quando o assunto é a prevenção de contaminação de combustíveis, já que evita a entrada de substâncias indesejadas no tanque. 

Essa tampa é instalada na parte superior do tanque de armazenamento subterrâneo e, além de manter o líquido protegido, também permite a realização segura da descarga, ao proporcionar o engate adequado do cachimbo de descarga do caminhão. 

Câmaras de contenção

Podemos falar de dois tipos de câmaras de contenção indispensáveis para postos de combustíveis: as de descarga e as que ficam sob as bombas de abastecimento. 

Ambas são caixas impermeáveis instaladas para conter eventuais vazamentos e pequenos derrames de combustível. No primeiro caso, elas são colocadas no bocal de descarga; no segundo, funcionam como contenção sob as bombas. 

Sistema de monitoramento 

Instalado junto à chamada boca de visita dos tanques, o sistema de monitoramento tem a função de assegurar a proteção a eventuais vazamentos. 

Vale destacar que monitorar os tanques do seu posto também garante uma tranquilidade a mais junto às conformidades da legislação ambiental. 

Calibrador de pneus

Esse é um equipamento que proporciona aquele “algo a mais” para os seus clientes. Instalar um calibrador de pneus pode ser um bom diferencial para o seu posto de combustível. Muitos motoristas esquecem de realizar a calibragem dos pneus, o que é prejudicial para o veículo como um todo. 

Treine sua equipe para oferecer o serviço para os consumidores. Essa preocupação transmite um senso de cuidado por parte dos colaboradores do seu estabelecimento, gerando maior conexão e auxiliando na fidelização de clientes.

Homem abaixado próximo à roda de um carro, segurando uma mangueira de calibrador para pneus.

O calibrador de pneus é um dos equipamentos fundamentais para postos de combustíveis.

Medidor de tanque 

Uma das melhores decisões que você pode tomar para o seu posto é a aquisição de equipamentos que automatizam processos por meio da tecnologia. E o medidor de tanque está entre esses itens que você precisa investir. 

Com ele, o trabalho no controle diário do volume de combustível no tanque fica muito mais fácil. Além disso, ele também possibilita:

  • Inspecionar a altura do combustível no tanque;
  • Acompanhar e aferir a temperatura;
  • Monitorar o volume de vendas realizadas durante um período pré-determinado.  

Caixas separadoras

As caixas separadoras são dispositivos essenciais para a proteção do meio ambiente, já que servem para evitar que produtos que não se misturam à água, como os combustíveis e óleos, entrem na rede pluvial. A falta desse equipamento pode acarretar em sérios danos, como a contaminação do solo.

Aspirador

Esse é mais um item que faz toda a diferença na experiência do cliente com o seu posto, já que oferece comodidade. Uma proposta interessante é utilizar um aspirador que funcione com “moedas”, assim, o equipamento se enquadra na modalidade “self-service”, na qual o próprio cliente fica responsável pela aspiração interna do veículo.

Ao proporcionar essa autonomia aos condutores, seus colaboradores ficarão disponíveis para outras atividades importantes.  

Esse é um serviço que pode te ajudar a atrair novos clientes, fidelizar os atuais e ainda beneficia seu negócio com uma nova forma de ampliar o faturamento.  

Concentrador de bombas

Voltando ao tema “automatização”, eis aqui mais um item que, com o auxílio da tecnologia, te ajudará estrategicamente no dia a dia. 

O concentrador de bombas (ou concentrador de abastecimento) é o responsável pela comunicação entre bombas e o programa de automação utilizado no seu estabelecimento. 

Em outras palavras, ele interliga o processo de abastecimento e o seu ponto de venda (PDV) ao software de automação. 

Essa conexão garante que ele envie e receba informações, como: 

  • Quantidade de litros no abastecimento; 
  • Valor que deve ser pago pelo cliente; 
  • Leitura de totalizadores da bomba por turno ou período.

O grande benefício do concentrador de bombas para o seu posto é a simplificação e a automação de todo o processo de controle referente aos abastecimentos efetuados e pagamentos realizados. 

Gostou da lista de equipamentos para posto de combustíveis que são indispensáveis e que você precisa ter? No blog da Ruff você encontra outras dicas valiosas para alavancar o seu negócio e manter sua competitividade no mercado.

Desenho de um post de combustíveis.

No nosso blog você encontra outras dicas como essa dos “10 equipamentos para postos de combustíveis que são indispensáveis”.

A Ruff te ajuda em todos os processos do seu posto de combustíveis

A missão da Ruff é garantir que seus bandeirados tenham postos modernos, bem assessorados e com produtos de excelência. 

Temos sólida experiência no mercado de combustíveis. Oferecemos serviços de distribuição, armazenagem e carregamento através de um atendimento diferenciado, alta competência técnica e rigoroso controle de qualidade. 

Acesse o nosso site e conheça todas as vantagens e os benefícios que temos para o seu negócio.

Ruff, energia para superação

2021-08-31T10:17:02-03:001 de setembro de 2021|Dicas e Cuidados|
Open chat
Precisa de ajuda?