Como limpar o carro por dentro: passo a passo

Como limpar o carro por dentro? O passo a passo é mais simples do que parece. Entretanto há alguns detalhes para se atentar e algumas dicas que podem tornar a tarefa mais prática. A limpeza de carros por dentro, sem complicações, você encontra aqui na Ruff.

O que você precisa saber sobre como higienizar carros por dentro

O primeiro ponto que precisamos tocar é que há inúmeras formas de limpeza de carros por dentro. Muitas delas funcionam perfeitamente bem, deixando o veículo corretamente higienizado. Ou seja, não há um único “jeito certo”, mas sim uma grande variedade de métodos de higienização.

Mais do que isso, é importante esclarecer que há níveis de higienização (não apenas de veículos, mas de qualquer coisa). Por exemplo, uma limpeza descontaminante utilizaria produtos que matam microorganismos; por sua vez, uma higienização “normal” não tem essa função.

Todavia, ao contrário do que pode parecer, higienizações de alto grau não são comumente necessárias. Isto é, a limpeza descontaminante mencionada, por exemplo, é aquela realizada em hospitais: em outras palavras, não condizente com a limpeza rotineira de um veículo.

Como higienizar carros por dentro: cuidados básicos

No decorrer deste texto, mencionaremos alguns produtos e ações que podem apresentar alguns riscos à saúde se não forem tomados os devidos cuidados.

Usar luvas, óculos e máscaras, por exemplo, pode ser indicado nessas situações. Esses utensílios irão proteger sua pele, mucosas e olhos, resguardando sua saúde.

Semelhantemente, atente-se para o local em que você irá limpar o veículo. Além de escolher um lugar em que ele não ficará imediatamente sujo novamente, preste atenção à iluminação e ao fluxo de ar.

A claridade irá te ajudar a limpar melhor, enquanto o bom fluxo de ar irá prevenir um mal estar por conta de cheiros, vapores e outros produtos de limpeza.

Finalmente, retire do interior do veículo objetos e acessórios usados no dia a dia: cabos de carregador, lixinhos no câmbio, óculos de sol, objetos no porta-luvas, etc. Isso tornará a limpeza mais fácil e é uma excelente oportunidade para ver quais dessas coisas você realmente precisa no interior do carro.

como limpar o carro por dentro

Sabão neutro é o produto para limpar carros por dentro mais utilizado.

Passo a passo de como limpar o carro por dentro

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como limpar o carro por dentro de maneira rápida, prática e efetiva.

1 – Abra portas, vidro e porta-mala e deixe o ar circular

O primeiro passo é abrir todo o veículo e permitir que o ar em seu interior seja renovado. Isso irá ajudar a tirar odores, reduzir o pó e também ajudará na sua movimentação do interior do carro.

2 – Utilize um pano úmido ou escova nos tecidos

Utilizando uma escova, pano úmido ou até uma esponja, limpe os tecidos do interior. Ademais, além de escova, pano e esponja, uma excelente ajuda aqui é do aspirador de pó.

Comece pelo teto, passe pelos painéis e portas e termine nos bancos. Isso irá tirar toda a sujeira mais “grossa” e ajudará a soltar a poeira mais profunda.

Apesar do assoalho da maioria dos carros também ser em tecido, deixe-o por último. Uma vez que você ainda vai limpar toda a parte “de cima” do interior, a sujeira que se desprender dele irá cair no “chão”, então seria um trabalho duplo.

3 – Caso o interior do seu veículo tenha couro, essa é a hora de limpá-lo

Após lavar bem o pano ou escova utilizada (ou ainda usando um pano diferente) é hora de limpar as partes de couro do carro. O processo é semelhante à limpeza dos tecidos, porém requer mais delicadeza.

Um produto para limpar carros por dentro que tenham couro no interior é o lustra-móveis. Esses produtos contém em sua composição ceras, hidratantes e agentes protetores criados para madeira, mas que fazem um excelente trabalho no couro também.

4 – Higienize painéis, telas, consoles e outras partes de contato

Todas as partes em que os passageiros do carro interagem mais precisarão ser limpas mais vezes e com mais atenção. Afinal, são as partes que tendem a se sujar mais. Isso inclui:

  • painéis do carro;
  • telas (especialmente touchscreen);
  • visores e demonstradores, incluindo o painel principal (onde fica o velocímetro, medidor de combustível, etc.);
  • volante;
  • pedais;
  • freio de mão;
  • ajustes de retrovisores;
  • manivelas ou botões dos vidros das portas;
  • porta-objetos.

Cada tipo de material utilizado nos veículos requer um produto para limpar carros por dentro específico. Pois caso contrário o uso de produtos errados pode levar à descoloração, rachamentos e manchas.

Portanto, confira sempre no manual do veículo qual o produto mais indicado para o seu carro. De maneira geral, água e sabão neutro costumam ser uma escolha segura.

5 – Higienize repartições internas

Quase sempre, a limpeza do porta-malas é muito semelhante à limpeza do forro interno do carro. Analogamente, a limpeza do porta-luvas é muito parecida com a limpeza do painel do veículo.

Assim sendo, após higienizar as partes à mostra do interior do veículo, abra esses outros compartimentos e repita os passos anteriores.

De acordo com o que mencionamos no primeiro item da lista, é importante deixar esses compartimentos abertos por um certo tempo. Desse modo, o ar poderá circular melhor, o que irá ajudar na limpeza, e também ajudará a secar os produtos de limpeza utilizados, sem deixar cheiros indesejados.

6 – Limpe os vidros pelo lado de dentro

Parte importantíssima da limpeza de carros por dentro é melhorar a visibilidade para o motorista. Portanto, caprichar na higienização dos vidros (e não só do parabrisa) é de prioridade máxima.

Comece passando um pano úmido com sabão neutro nos vidros. Logo depois, seque-os usando um pano que não solta fiapos. Por fim, um produto para limpar carros por dentro muito indicado para vidros é o álcool isopropílico.

Tome cuidado com sua utilização, tanto em contato com pele e mucosas quanto com seus vapores. Ainda assim, ele é recomendado pois cria uma camada protetora no vidro que dificulta com que eles embacem.

como limpar o carro por dentro

Como higienizar carros por dentro: a limpeza dos vidros é questão de segurança.

7 – Retire os tapetes e lave-os individualmente

Seja com água e sabão, com lavadoras de pressão ou mesmo com escova, lavar os tapetes é, para muitos, a parte mais divertida de como limpar o carro por dentro.

O ponto principal é deixar os tapetes no sol por um período. Isso irá prevenir o crescimento de microorganismos, além de ajudar a retirar odores ruins.

Não se esqueça de que pode ser necessário repetir o processo de limpeza dos tapetes mais de uma vez. Afinal, tal qual mencionamos, boa parte da sujeira do interior do veículo tende a se concentrar neles.

8 – Limpe os carpetes e forro inferior do carro

A última etapa de como higienizar carros por dentro é limpar o “chão” do carro. Conforme mencionamos, ela deve ser a última, pois é onde a maioria da sujeira estará.

Tal qual bancos e outros tecidos, limpe primeiro com uma escova e abuse do aspirador de pó para retirar a sujeira mais pesada. Aliás, vale dar a dica de ouro: movimente os bancos do carro (tanto os da frente quanto os de trás) para não deixar passar nenhum ponto escondido.

Carro limpo, vida nova

Após todo esse processo, e certificando-se de que todas as superfícies do veículo estão secas, já é hora de colocar tudo de volta nos seus devidos lugares.

Em princípio, o trabalho estará terminado. Porém, sempre há aqueles que gostam de dar o toque final colocando um “cheirinho” no carro. Há vários modelos e diversas opções de fragrâncias, então escolha a que mais te agrada e fica presa corretamente no seu veículo.

Agora que você já sabe como limpar o carro por dentro, confira nosso blog para mais dicas como essa!

Ruff, energia para superação.

2022-11-30T10:30:46-03:001 de dezembro de 2022|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?