Vantagens e desvantagens dos carros híbridos no Brasil

Os carros híbridos no Brasil, apesar de já existirem a algum tempo, ainda são considerados uma novidade no país. Por conta disso, torna-se necessário saber mais sobre eles, as principais vantagens em adquirir esse modelo e também, suas características indispensáveis, que podem pesar na hora da compra.

Você sabe o que são carros híbridos e as suas diferenças com os carros convencionais?

Os carros híbridos são automóveis que atuam com dois tipos motores: um movido a combustível, seja gasolina ou álcool, e outro elétrico, que utiliza energia gerada a partir da queima do combustível, o que acarreta um gasto bem menor, além de gerar menos poluição na atmosfera.

Como esse carro híbrido funciona

Os carros convencionais, que conhecemos por serem movidos a combustão, possuem uma boa autonomia, ou seja, eles rodam por grandes distâncias sem a necessidade de abastece-lo a todo momento. Porém, quanto mais a potência aumenta, o nível de consumo acaba se elevando também, assim como os poluentes do gás carbônico que são lançados no ar.

Por outro lado, o motor elétrico não polui, e seu custo por km rodado é bem menor se comparado aos outros modelos de carro. Contudo, a necessidade de recarregá-lo demora muito mais do que um abastecimento de combustível. No caso do carro híbrido, ele consegue unir as duas partes positivas desses motores, ou seja, a potência e autonomia do motor a combustão, e o menor impacto de poluentes do motor elétrico. Dessa maneira, ele acaba se tornando um modelo muito interessante de veículo, principalmente por trazer essa proposta diferente e até mesmo, inovadora.

Tipos de carros híbridos

Atualmente, existem três tipos de carros híbridos, e cada um deles possui suas próprias particularidades, são eles:

  • Híbrido em série

Nesse modelo, os motores são ligados em série, no qual saída de um envia energia, proporcionando a entrada do outro. Nesse caso, o motor a combustível alimenta o elétrico, e esse atua sobre as rodas, enquanto o primeiro apenas gera a eletricidade.

  • Híbrido em paralelo

Neste modo, os propulsores produzem a força necessária para o automóvel, e apenas um deles opera, enquanto o outro auxilia para melhorar sua execução, podendo até mesmo reduzir o nível de combustível utilizado no carro.

  • Híbrido misto

Atualmente, esse é o sistema mais habitual entre carros híbridos no Brasil e no mundo. Nesse modelo, os dois motores são utilizados, de forma distanciada ou simultânea, e os dois podem atuar sobre as rodas. Caso eles atuem de maneira conjunta, um se encarrega de fazer o carro andar, enquanto o outro gera energia.

Carros híbridos disponíveis no Brasil

No momento, já é possível encontrar uma boa parcela de modelos de carros híbridos no Brasil. Apesar deles não serem ainda muito comuns, os seus preços costumam variar bastante, dependendo muito do seu design e também dos seus atributos. Atualmente, as opções mais famosas desses veículos são o Ford Fusion Hybrid, o BMW i8, o Toyota Prius, o Porsche Cayenne S E-Hybrid, o Volvo S90, o Lexus CT 200h e o Porsche Panamera V6 e-Hybrid.

Diferenças entre o Ciclo de Atkinson e o de Otto

O ciclo Otto é um sistema de funcionamento bastante comum em motores movidos a combustão, no qual é dividido em quatro etapas, a de admissão, compressão, combustão e exaustão, que podem ser lidas de maneira detalhada em nosso último artigo.

Por outro lado, o ciclo Atkinson, que está presente e é bem habitual nos modelos de carros híbridos, aproveita melhor a queima, se comparado ao outro sistema, já que a expansão do combustível é bem maior que o da compressão, porém, quando focamos na potência, pode-se observar que veículos com motores que utilizam o ciclo de Otto são bem mais fortes.

Vantagens do carro híbrido

  • Economia

Devido ao fato de se utilizar a energia elétrica, o consumo de combustível do carro cai de maneira bastante significativa. Um ponto bem interessante para quem deseja economizar. Mas para que isso aconteça, há a necessidade do carro possuir uma boa condução por parte do motorista, por tanto, não recomendamos que acelere de maneira brusca o automóvel, apenas se for inevitável.

  • Duração

Os carros híbridos são bem mais duráveis que os convencionais, já que eles possuem menos elementos que um automóvel comum. Por exemplo, nesses modelos de automóveis não há um motor de partida ou uma embreagem. Por conta disso, o custo da manutenção acaba sendo um pouco mais barato, algo que ajuda bastante na economia também.

  • Sustentabilidade

Outro ponto bastante interessante é que eles são sustentáveis. Isso ocorre por conta dos carros híbridos utilizarem energia elétrica, e a partir disso, o gás carbônico e demais substâncias tóxicas acabam sendo emitidas na atmosfera em um nível bem menor, se comparado com os veículos convencionais.

  • Confortável e seguro

O carro híbrido também apresenta bastante conforto e segurança para o motorista e demais passageiros, já que ele possui uma tração integral, o que gera uma melhor condição em pisos molhados, por exemplo.

Desvantagens do carro híbrido

  • Preço

Por existirem poucas opções de carros híbridos no Brasil, o seu preço pode ser bastante caro para muitas pessoas.

  • Possibilidade de choques elétricos

Por conta das baterias desses automóveis possuírem uma grande tensão, podem ocorrer choques elétricos caso haja algum acidente ou problema. Apesar disso, devido às manutenções cada vez mais eficientes, e também, as novas tecnologias, é muito difícil de acontecer atualmente.

  • Ciclo da Bateria

Outra desvantagem dos automóveis híbridos está relacionada a quantidade de vezes em que as baterias são carregadas e descarregadas, um processo parecido com o do celular, que após um número de ciclos de recargas, na maioria das vezes torna-se necessário trocar essa bateria, o que pode ter um preço caro, devido as suas particularidades, como dito anteriormente.

Como vimos no texto, os carros híbridos no Brasil possuem suas particularidades e características únicas. Você já conhecia esse modelo de veículo? Possui alguma dúvida envolvendo ele? Deixe sua mensagem nos comentários e leia nossos outros artigos.

2020-03-04T16:06:58-03:004 de março de 2020|Dicas e Cuidados, Veículos|
Precisa de ajuda?