CES 2015: confira o futuro dos carros

A CES é uma famosa feira de tecnologia que acontece todo ano em Las Vegas. O evento é utilizado por montadoras para mostrar as inovações tecnológicas do mercado automotivo. Veículos autônomos, carros de três rodas, modelos capazes de verificar sinais de cansaço e distração no rosto do condutor e outros conceitos futuristas. Essas são algumas das tecnologias que estarão no seu carro no futuro. Conheça as novidades!

Carros autônomos

O F015 Luxury in Motion anda pelas ruas sem interferência humana e permite um grau de interação com os passageiros totalmente diferente. O modelo sem colunas laterais permite a abertura das portas em 90º graus e seu interior comporta até quatro pessoas em assentos individuais e rotativos que permitem a todos os passageiros ficarem frente a frente para em uma reunião ou conversa informal.

O volante é retirado do automático quando o passageiro sentado no banco do motorista direciona os olhos para a estrada, indicando que ele deseja assumir o controle da direção.

Seu visual com leds na parte dianteira, traseira e carroceria oval é extremamente futurista.

Em relação à inteligência, o protótipo é completamente conectado aos dispositivos móveis do motorista, sendo possível controlar as funções do carro de maneira remota. Antes de chegar ao automóvel, é possível ligar o ar-condicionado, selecionar um destino pelo GPS ou até mesmo pedir para que ele venha sozinho buscar o dono.
 


Foto: Estadão


Foto: Preto Fosco

Já o Audi A7, apresentado pela montadora alemã, pode ser conduzido sem assistência humana a uma velocidade de até 112 km/h. Para promover o modelo, a Audi decidiu fazer com que ele se dirigisse de São Francisco até a cidade de Las Vegas, onde ocorre a CES 2015, sem motorista.
 

 


Foto: Salão do Carro

 

Um carro diferente

O modelo da Elio possui apenas três rodas (a traseira fica centralizada) e um motor que roda mais de 135 quilômetros com um único tanque de gasolina. Ele tem espaço para duas pessoas e um compartimento de bagagem. O veículo deve chegar ao mercado com o valor mais baixo que a maioria das motocicletas norte-americanas, R$ 18 mil. 

Foto: Olhar Digital

Relógio Inteligente

A fabricante sul-coreana Hyundai criou um aplicativo para o sistema Android Wear (específico para eletrônicos vestíveis) que permite ligar o carro com um relógio. O app também ajuda a encontrar a localização do carro no estacionamento e tranca o veículo automaticamente.
 


Foto: Bol Notícias

Computador de Bordo

O Parrot RNB6 é um computador de bordo que pode ser sincronizado com dispositivos iOS e instalado em praticamente qualquer carro.

Esse sistema possui uma câmera que captura imagens ao redor do automóvel e emite alertas de freio, uma função que auxilia o motorista a dirigir melhor. Para carros modernos, que já vêm equipados com a câmera traseira, o RNB6 funciona como assistente de estacionamento.

Pensando na segurança do condutor, o equipamento inclui reconhecimento de voz para ativar os comandos.
 


Foto: MAC Magazine

Outras tecnologias

O conceito e-Golf pode realizar funções como abrir o teto solar a partir da leitura dos gestos realizados pelo condutor. 

Outra tecnologia importante que promete melhorar a segurança no trânsito é da Jaguar. Ela lançou um sistema que “lê” sinais de cansaço e distração no rosto do condutor, envia alertas para que o motorista não durma no volante e pode ativar o freio por conta própria.

 

Curtiu as tecnologias? Conte para gente e bem-vindo ao futuro!

2015-01-14T14:38:00-02:0014 de janeiro de 2015|Veículos|
Precisa de ajuda?