Lavagem de motor: pode lavar o motor do carro?

Se você é entusiasta de carros, já deve ter ouvido falar que lavagem do motor é errado. Mas será que isso é verdade ou é mito? Para tirar de uma vez por todas essa dúvida, preparamos este artigo. Nele, abordaremos se pode lavar o motor do carro ou não, se há jeito certo de como limpar, quais detalhes você deve se atentar para preservar seu veículo e muito mais. Confira!

Afinal, pode lavar o motor do carro?

Bem, essa é uma resposta complexa. Porém, se for para responder com “sim” ou “não”, a resposta é uma só: pode sim!

Decerto, ter o motor bem limpinho é algo muito agradável. Entretanto, para além da satisfação da limpeza em si, ter o motor limpo ajudará em sua preservação.

Isto é, mesmo que imperceptivelmente (a princípio), o acúmulo de sujeira causa desgastes ao motor, danifica sua pintura e componentes, corrói materiais e pode até mesmo acabar entrando no motor, causando problemas mais graves.

Portanto, reforçamos: não só pode lavar o motor do carro, mas deve-se fazê-lo. Mas… se essa é a resposta fácil, qual a resposta complexa?

Lavagem de motor: o “como” é o mais importante

A verdadeira resposta sobre a lavagem do motor é: “depende de como isso será feito”. Afinal de contas, assim como tantas outras coisas na vida, a lavagem do motor também é questão de jeito. 

De fato, é por conta disso que muitas pessoas preferem fazer uma lavagem profissional. Seja em empresas especializadas, seja em lava rápidos e postos de combustíveis, esses lugares contam com toda estrutura para fazer uma limpeza detalhada no veículo. Com alta eficiência e muita experiência, empresas sérias do ramo cuidam muito bem do seu carro.

Ainda assim, há aqueles que preferem lavar eles mesmos o próprio carro — e isso é ótimo! Se você é desse time, olha só essas dicas:

Pode jogar água com balde ou mangueira no motor?

Esse é o grande erro da maioria das pessoas que pensa em fazer uma lavagem de motor. 

Veja só: jogar uma grande quantidade de água (especialmente com pressão, como é o caso da mangueira) diretamente nos componentes mecânicos e elétricos do carro é certeza de problemas futuros.

Usar água não é errado, mas é importante que isso seja feito com panos, esponjas ou ainda com mangueiras de ar. Desse modo, a quantidade de água será menor, ela não terá pressão e apenas uma leve camada do líquido ficará em contato com o motor.

Quais produtos podem ser usados?

Há também quem diga que o jeito certo de como limpar motor de carro é só com água e pano, sem produto algum. Isso também não é verdade.

Sabão, detergente, desengraxantes e produtos de polimento são alguns dos produtos bem vindos. Entretanto, produtos que não devem ser utilizados são: querosene puro, corrosivos de plástico e borracha, removedores e abrasivos em geral.

Em outras palavras, produtos que não agridem os componentes do motor podem ser usados com tranquilidade. Entretanto, vale sempre mencionar que grandes quantidades desses produtos também podem ser prejudiciais: siga as instruções do rótulo sempre.

Quando é o melhor momento para fazer a lavagem de motor?

Sempre que for fazer a lavagem do motor dê preferência para dias quentes e de sol. Afinal, o motor não pode ficar molhado por muito tempo pois isso também pode danificá-lo.

Semelhantemente, dê preferência sempre por lavar o motor durante o dia e não à noite, pois dessa forma haverá tempo para que ele seque por completo. Por fim, evite dias muito úmidos e/ou chuvosos e de muito vento.

E onde é o melhor lugar para lavagem de motor?

Em relação à onde realizar a lavagem, sempre priorize áreas externas, porém abrigadas. Semelhantemente, uma boa iluminação e ventilação do local são fundamentais, tanto para você ver com clareza os resultados da limpeza quanto para não correr nenhum risco com os produtos químicos utilizados.

como fazer lavagem motor

Usar um pincel é uma das melhores formas de fazer a lavagem do motor.

A melhor forma: como limpar motor de carro

Uma vez que você já sabe que pode lavar o motor do carro e também já passamos dicas importantes, vamos te mostrar como é fácil realizar a lavagem.

Em primeiro lugar, é bom ter alguns produtos e utensílios à mão:

  • panos, esponjas ou semelhantes;
  • balde com água;
  • desengraxante (em spray é melhor) ou detergente;
  • pincel ou escova (preferencialmente mais de um, de tamanhos e comprimentos diferentes);
  • lubrificante spray também é mais indicado);
  • lanterna.

Eles irão tanto permitir que sua limpeza seja feita de maneira mais profunda, cuidando dos detalhes, quanto tornarão o procedimento mais fácil. Sobretudo, lembre-se sempre que ter as ferramentas certas torna um trabalho muito mais simples.

Como limpar motor de carro: passo a passo

Sem mais delongas, confira o passo a passo da lavagem do motor de maneira efetiva e segura:

  1. Coloque o veículo em um local adequado para fazer a limpeza, garantindo que você tenha boa visibilidade do motor.
  2. Certifique-se que o carro está desligado e com o freio de estacionamento acionado;
  3. Abra o capô e garanta que ele está bem preso, evitando o fechamento acidental.
  4. Com um tecido, pincel ou escova mais grossa, tire as maiores e mais superficiais sujeiras (folhas, galhos, pó, teias de aranha, etc.); um aspirador de pó pode ser útil nesta etapa também.
  5. Utilizando panos ou esponjas úmidas, retire a primeira camada de sujeira grudada; faça o procedimento de cima para baixo. Tenha especial atenção com componentes elétricos (por exemplo a bateria), tanto para não danificá-los com a água quanto para não levar choques.
  6. Repita o passo anterior sempre lavando os panos e esponjas, retirando cada vez mais a sujeira: é nesta etapa que desengraxantes e outros produtos semelhantes podem ser úteis.
  7. Com o motor já limpo, deixe-o secar por completo. Porém não ligue o carro para agilizar esta etapa, isso pode causar danos ao motor.
  8. Se necessário, use desengripantes, óleo lubrificante ou semelhantes nas partes necessárias do motor, como velas de ignição e ventoinha.
  9. Finalmente, de maneira opcional, você pode usar produtos como o “pretinho”, lustra móveis ou semelhantes para ajudar a preservar as peças plásticas do motor.

Agora que você sabe como fazer a lavagem do motor, confira nossos outros guias: 

Ruff, energia para superação.

2023-01-09T15:56:07-03:004 de janeiro de 2023|Dicas e Cuidados, Veículos|
Precisa de ajuda?