Misturar gasolina e etanol: entenda tudo sobre o assunto

Muita gente gosta de dar palpite quando o assunto é misturar gasolina e etanol no tanque de um carro flex. Há quem diga que prejudica o motor, que o carro fica desregulado, que o consumo aumenta muito e o rendimento cai. Todas essas projeções negativas, porém, não correspondem à realidade. Portanto, criamos este artigo para esclarecer de vez todos os boatos que circulam sobre esse assunto. Confira nossas dicas e informações para saber se você pode misturar gasolina com etanol.

Como funcionam os carros flex?

A maioria dos veículos que circulam hoje no Brasil funcionam com motores flex. Isso significa que eles podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol, ou misturando os dois em qualquer proporção.

Isso é possível porque, diferentemente dos carros que só funcionavam com um dos combustíveis, os veículos flex contam com sensores que identificam o que está no tanque. Feito isso, o motor altera o funcionamento da injeção eletrônica e da ignição.

Ou seja, a tecnologia permite que automóveis flex estejam abastecidos com ambos os líquidos e, ainda assim, funcionem normalmente. Portanto, não se preocupe com as misturas que fizer no tanque. O seu motor irá se adaptar a todas elas.

Existe uma proporção ideal para misturar gasolina e etanol?

Embora alguns motoristas acreditem que o ideal seja colocar metade do tanque com gasolina e completar o restante com álcool, a verdade é que não há uma proporção certa. Tudo vai depender da sua preferência por autonomia, desempenho ou economia.

Gasolina dá mais autonomia

Se para você o que importa é ficar mais tempo sem ter que passar no posto para abastecer, recomendamos que use sempre gasolina. Isso porque esse combustível tem mais energia que o etanol. Sendo assim, é preciso queimar menos dela no motor para conseguir mover o carro e, consequentemente, a autonomia é maior.

Etanol melhora o desempenho

Quando você está procurando por mais potência no motor, deve optar por abastecer com etanol. Porém, como ele tem apenas 70% do poder calorífico da gasolina, acaba sendo consumido mais rápido. Essa é a razão pela qual um litro de etanol rende menos quilômetros rodados do que o combustível fóssil.

Para quem prefere economia

Nos casos em que o interesse é apenas pela economia, é preciso ficar atento às diferenças de preço entre gasolina e etanol para saber qual está valendo mais a pena. Se o etanol estiver custando até 70% do preço da gasolina, encha o tanque com ele. Caso contrário, escolha a gasolina.

Vale lembrar que, ao misturar ambos os combustíveis, você pode optar por colocar mais de um do que do outro. Isso vai variar de acordo com a sua preferência. Conforme indicamos, se você prefere mais autonomia, aumente a proporção de gasolina. Se o desempenho conta mais, adicione álcool. Não há quantidade errada na proporção. É tudo uma questão de prioridade.

É bom misturar gasolina e etanol?

misturar gasolina e etanol não tem problema

Pode ficar tranquilo! Misturar gasolina e etanol não oferece nenhum perigo para o motor do carro

Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. 

O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque. por isso você deve ficar atento a algumas coisas antes de abastecer:

  • Desconfie de postos cujo preço é muito abaixo do praticado no mercado;
  • Confira se as bombas estão lacradas e com o CNPJ, endereço do posto e selo do Inmetro;
  • Preste atenção no cheiro que sai pelo escapamento de outros carros que estão abastecendo no mesmo posto. Se sentir cheiro de solvente ou querosene, não abasteça;
  • Na dúvida, peça o teste na hora. Todos os postos combustíveis devem ter o kit e realizar o exame do combustível sempre que solicitado.

Com essas dicas, você estará seguro na hora de completar o tanque.

Quais as vantagens de misturar gasolina e etanol?

Agora que esclarecemos de vez que você pode misturar gasolina com etanol sem nenhum problema, vamos falar das vantagens desse procedimento:

  • Economia na hora de abastecer: como você pode optar pela quantidade de cada um dos líquidos, é possível escolher o quanto gastar na hora de encher o tanque. Basta optar por mais litros daquele com melhor custo-benefício.
  • Variar entre desempenho e autonomia: sabendo que o álcool oferece mais desempenho e a gasolina mais autonomia, você pode chegar a uma proporção que mais agrade entre essas duas características sem abrir mão da outra totalmente;
  • Diminuir os danos ao meio ambiente: mesmo a gasolina apresentando maior rendimento, ela acaba sendo mais poluente que o etanol. Por isso, quando você mistura os dois, aproveita o rendimento do combustível fóssil e também acaba por minimizar seus danos com a adição de etanol.

Seja você um consumidor, dono ou funcionário de posto de combustível, é importante ficar por dentro dessas informações. 

No caso do consumidor, tudo o que explicamos aqui faz diferença para escolhas conscientes na hora de parar para abastecer.

Para os donos e funcionários de postos de combustíveis, saber que é possível misturar gasolina e etanol sem que haja danos ao veículo ajuda na hora de orientar os clientes. Contar com uma equipe bem informada te ajudará a se destacar da concorrência e se tornar um referencial de atendimento na região onde atua.

Como melhorar o desempenho do carro?

Visto que colocar etanol e gasolina no tanque ao mesmo tempo não traz qualquer tipo de dano ao automóvel, há outras fatores que podem melhorar o desempenho do veículo:

Seguindo esses passos, você aumenta a vida útil e o desempenho do seu veículo.

Lembrando que os postos de combustível com bandeira Ruff contam com uma equipe altamente treinada para tirar suas dúvidas sobre abastecimento e manutenção do seu carro. Lá você encontra troca de óleo, calibragem de pneus, lavagem de autos e até um cafezinho na loja de conveniência para tomar enquanto espera o serviço ser feito.

Portanto, para saber mais informações sobre postos de combustível, siga a nossa página no Facebook. E não se esqueça de conferir outros artigos que publicamos, como esse sobre os cuidados que você precisa ter com as rodas do carro e as 5 coisas que você precisa saber para abastecer carro flex.

Ruff, energia para superação.

2022-07-26T18:12:23-03:004 de junho de 2022|Dicas e Cuidados, Veículos|
Precisa de ajuda?