Consumer Eletronics Show 2013: saiba as novidades tecnológicas

Foto: Divulgação

A cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, é a capital da diversão. Uma vez por ano ela também se transforma na capital da tecnologia. O responsável por essa transformação é o evento Consumer Eletronics Show (CES), tradicional feira de tecnologia, em que várias empresas apresentam projetos avançados na área.  O sucesso é enorme. Por isso, se tornou também vitrine para as novidades tecnológicas da indústria automobilística.

Já dá para saber como será o futuro dos próximos veículos: todos conectados à internet e com aplicativos que fazem o que parecia impossível. Por exemplo, o carro dirigir e até estacionar sem ajuda do motorista. Um dos automóveis apresentados na feira destaca-se pelas atualizações do sistema de pilotagem automática, ele se move sozinho quando está numa velocidade inferior a 60 km/h.

Outro projeto interessante é o sistema que auxilia na hora de estacionar o possante em uma vaga estreita. Dê adeus ao sofrimento na hora de manobrar o carro naquela vaga da garagem do prédio.  Com essa tecnologia, o motorista pode sair do veículo e assistir toda a manobra. Ao terminar de estacionar, ele é trancado automaticamente, uma mensagem é enviada à chave e confirma a conclusão da tarefa. Lindo, não?

Em relação à conectividade, outro sistema que chamou a atenção dos participantes da CES 2013 foi um mecanismo que permite a condução do automóvel a partir do programa de geolocalização Google Earth e das imagens do Street View. E o melhor: informações sobre o tráfego podem ser trocadas pelas redes sociais. A tecnologia lê as mensagens recebidas em voz alta e ainda transforma em texto o que o motorista falar.

No quesito segurança, existe projeto de carro que possui sistema de iluminação que emite sinais ao veículo que está atrás. Ele projeta uma linha vermelha de segurança que estabelece a distância mínima entre os dois automóveis. Em caso de neblina, o aplicativo desenha um triângulo de alerta.


Foto: Divulgação

O futuro é logo ali, não?! 🙂

2013-03-01T10:46:00-03:001 de março de 2013|Veículos|
Precisa de ajuda?