Selecionados Ruff: Chevrolet Chevette

Em 2019, completou 46 anos de lançamento do primeiro Chevrolet Chevette, no Brasil. O carro, que nasceu em 1973 e foi produzido até novembro de 1993, teve cerca de 1,6 milhões de modelos vendidos e tornou-se um dos automóveis de pequeno porte mais desejado durante seus 20 anos de história.

Para relembrar todas as mudanças e evoluções que esse automóvel passou e os motivos que fizeram com que ele ganhasse muitos fãs, reunimos, nesse artigo, alguns pontos importantes da trajetória do Chevette. Acompanhe!

  • 1973: Lançamento no Brasil

Com a indústria automotiva do Brasil aquecida, o lançamento de veículos em território brasileiro tornou-se mais ágil e, algumas vezes, acontecia antes dos outros países. Um bom exemplo disso, foi o Chevrolet Chevette.

Em sua primeira versão, o modelo foi criado baseado na plataforma T e para atender todos os mercados apresentava algumas modificações estéticas e mecânicas de acordo com as regiões onde era vendido.

Além disso, o automóvel trouxe novidades para o setor como, por exemplo, o tanque de combustível no lado direito da coluna traseira, pisca-alerta, suspensão calibrada e duplo circuito de freios.

Chevrolet Chevette

Chevrolet Chevette | Fonte: Flickr

  • 1978: Primeiras mudanças

A primeira grande mudança do Chevette aconteceu cinco anos depois do seu lançamento e foi inspirada nos Pontiacs Americamos.

Com uma frente mais inclinada e uma grade dianteira dividida, o modelo recebeu o apelido de “bicudo” e foi um dos primeiros veículos a aderir quatro portas.

  • 1980: Versão hatch e Chevrolet Marajó

Em 1980, o Chevette ganhou uma versão hatch e inspirou a criação da perua Chevrolet Marajó, que tinha ampla capacidade de carga e contava com ar-condicionado.

Chevrolet Marajó

Chevrolet Marajó | Fonte: Blog Hemmings Daily

Nesse mesmo período, a versão tradicional do veículo recebeu lanternas maiores, um para-choque novo e um motor movido a álcool.

  • 1983: Chevy 500

Foi no ano de 1983, que o Chevy 500 surgiu no mercado de automóveis. O carro foi a versão picape do Chevette e ganhou esse nome devido à capacidade de transportar uma carga de 500 kg. O veículo agradou tanto o público que foi eleito o mais vendido em seu ano de lançamento.

Outro fato que vale destacar, foi a mudança de visual do Chevette, que assumiu um design muito parecido com o Monza e o Corsa europeu.

Chevy 500

Chevy 500 | Fonte: Quatro Rodas

  • Versões especiais

Três versões que merecem destaque são: o Chevette Jeans, o Chevette Impulse e o Chepala.

O Chevette Jeans, foi lançado em 1979, disponível na cor branca e prata. Como o próprio nome diz, era uma versão criada para ser despojada e esportiva, e tinha todos os bancos e acessórios revestidos de brim azul.

O Chevette Impulse, um dos modelos apresentados no Salão de Tóquio de 1979, foi uma versão criada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro. Com uma tração traseira associada a um motor 2.0, que chegava a 135 cv na variante aspirada 16V e 180 cv na 2.0 8V turbo, o veículo mostrou que além da aparência, teria também um excelente desempenho nas ruas.

Já o Chepala, foi uma combinação das vantagens do Chevette com os benefícios do Opala. Assim, o veículo foi desenvolvido com as melhores características dos dois carros e considerado um dos melhores exemplos de troca de motores da época.

Chepala

Chepala | Fonte: The Truth About Cars

  • 1992: Último modelo

Lançado em 1992, o último Chevrolet Chevette, conhecido como Junior, foi criado para atender o mercado até que o GM Corsa chegasse às lojas em 1994.

Por isso, o seu motor foi construído com a capacidade de 1.0 e apenas 50 cavalos. Tais características fizeram com que ele, infelizmente, não apresentasse o mesmo desempenho mecânico que os demais modelos e, assim, frustrasse algumas expectativas.

Chevrolet Chevette Junior

Chevette Junior | Fonte: Revista Auto Esporte

  • 2020: como seria o Chevrolet Chevette moderno?

Para imaginar como seriam os modelos de Chevette lançados em 2020, foram criadas duas projeções, uma pelo artista Diego Goecking e o outra pelo Portal iCarros. Confira:

Chevette 2020 - Projeção Diego Goecking

Chevette 2020 – Projeção Diego Goecking | Fonte: Portal de Notícias

Chevette 2020 - Projeção Diego Goecking

Chevette 2020 – Projeção Diego Goecking | Fonte: Portal de Notícias

Chevette 2020 - Projeção Diego Goecking

Chevette 2020 – Projeção Diego Goecking | Fonte: Portal de Notícias

Chevette 2020 - Projeção iCarros

Chevette 2020 – Projeção iCarros | Fonte: iCarros

Chevette 2020 - Projeção iCarros

Chevette 2020 – Projeção iCarros | Fonte: iCarros

Agora queremos saber a sua opinião! Você já teve ou desejou ter um Chevette? Possui dúvidas sobre ele ou tem algum veículo antigo que sempre desejou? Deixe sua mensagem nos comentários!

2019-06-05T08:37:40-03:005 de junho de 2019|Veículos|
Precisa de ajuda?