Selecionados Ruff: história do Gol Volkswagen

Lançado em maio de 1980, o Gol chega aos 40 anos, sendo um dos carros mais vendidos do país. O automóvel foi idealizado e criado pela Volkswagen para vencer os recém-lançados na época, Fiat 147 e Chevrolet Chevette.

O projeto totalmente nacional foi colocado no mercado com um motor 1.300 a ar e trouxe inspirações estéticas europeias. Ainda, foi o pioneiro no uso de amortecedores do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

O primeiro modelo que foi lançado usava os antigos motores do Fusca e recebeu o apelido de “Gol Chaleira ou Batedeira”, por causa do barulho que ele emitia. Porém, esse não apresentou um bom desempenho e com as vendas abaixo do esperado, o carro não atingiu seu objetivo de bater os concorrentes e se tornar um sucessor do Fusca.

Demorou 5 anos até a Volkwagen decidir colocar motores mais modernos no veículo – o mesmo utilizado no Passat, que desde 1974 possuía motores refrigerados a água. Com esse novo tipo de motor, o Gol começou o seu rumo ao sucesso.

A fama que conquistou por ter um bom desempenho e seu comportamento mecânico, o levou ao topo dos carros mais vendidos. Posto esse que ele só abandonou mais de 25 anos depois.

Durante toda a história do Gol Volkswagen, o modelo foi responsável por alguns pioneirismos em diversas tecnologias do setor no Brasil:

– Em 1988, teve o carro com o primeiro motor com injeção eletrônica de série do país.

– Em 1997, foi o primeiro automóvel popular a ter um cabeçote de quatro válvulas por cilindro.

– Já em 2003, apresentou aos brasileiros o primeiro carro nacional com tecnologia flex, capaz de rodar etanol e gasolina ou os dois misturados.

Continue lendo o artigo e confira mais detalhes sobre todas as gerações do Gol Volkswagen.

História do Gol Volkswagen

Primeira Geração

Gol G1

Fonte:  Gol Volkswagen l Blog Litoralcar

A primeira geração ficou marcada por vários modelos. Entre eles, a versão esportiva lançada em 1984 com motor 1.8 refrigerado a água.

Três anos depois, o público jovem que buscava pelo seu primeiro carro se encantou com o Gol GTS, chamado até então GT.

O modelo passou a ter somente álcool como opção e a Volkswagen anunciava que sua potência era de 99cv. Porém, estimativas indicavam que ele tivesse entre 105 cv e 109 cv.

O GTI veio um ano depois, com motor 2.0 e o primeiro do país a ter injeção eletrônica e outras modernidades inéditas.

Segunda Geração

Gol G2

Fonte:  Gol Volkswagen l iCarros

14 anos depois do lançamento da marca, o Gol entrava em sua segunda geração, que marcou época com o famoso e popular “Gol Bolinha” – por causa da forma mais arredondada, diferente do gol quadrado da geração anterior. Ele foi um dos mais conhecidos daqueles anos, concorrendo com os modelos Corsa e Uno.

Terceira Geração

Gol G3

Fonte:  Gol Volkswagen l Quatro Rodas

Essa geração, veio logo depois de 5 anos da anterior, com versões luxuosas, que tinha um acabamento de melhor qualidade e itens opcionais como air bags frontais e freios ABS.

Ainda, nessa mesma época, aconteceu o lançamento do Gol Turbo, uma versão com desempenho parecido com modelo de motor 2.0, porém com um custo menor.

Por fim, ainda nessa geração, no ano de 2004, o país teve o primeiro carro nacional com motor flexível, o modelo Gol G3. A maior diferença ficava por conta da plataforma, alongada, que deixava o conjunto ótico mais reto, e outras alterações visuais, que aconteceram nos faróis e grades.

Quarta Geração

Gol G4

Fonte:  Gol Volkswagen l iCarros

A quarta geração marcou a fase de declínio na história do Gol Volkswagen.

O lançamento do Fox em 2006, fez com que o modelo queridinho pelos brasileiros começasse a perder vantagem e ser ultrapassado pelo Fiat Palio, que era o segundo automóvel mais vendido na época.

O carro que nessa versão voltou a ser mais arredondado, ficou no mercado por 4 anos e também teve algumas versões e motorizações diferentes.

Quinta Geração

Gol G5

Fonte:  Gol Volkswagen l Insta Carro

O Gol G5, chegou em 2008. O modelo, nomeado como Novo Gol, teve suas características externas e internas renovadas, inclusive sua plataforma que passou a ser a mesma do Fox e do Polo.

Isso fez com que a marca voltasse assumir a liderança e mantivesse por longos 6 anos consecutivos o título de carro mais vendido do país.

Na mesma época, chegaram as versões Trend, Power e algumas edições limitadas, entre elas a do Gol Black.

Sexta Geração

Gol G6

Fonte:  Gol Volkswagen l Litoral Car

A sexta geração do Gol teve um visual semelhante ao do Fox, novas grades e faróis, além de para-choques estilizados. Comercialmente ficou conhecido apenas como Gol, e teve os motores 1.0 VHT “TEC” e1.6 EA111, ambos Flex.

Nessa geração, ainda tivemos o lançamento de algumas outras versões: a Highline, Rallye, Track e a Seleção que incluía adesivos alusivos à Copa do Mundo de 2014 em sua personalização.

Sétima geração

Gol G7

Fonte:  Gol Volkswagen l G1

A G7, que começou em 2016 e permanece até o momento, é a geração mais ousada por deixar de lado o motor 1.0 de 4 cilindros e começar a usar o tricilíndrico do Up! Com isso, o Gol se mantém entre os automóveis mais vendidos do país.

Alguns modelos especiais e memoráveis

História do Gol Volkswagen - Edição especial

Fonte:  Gol Volkswagen Rock in Rio 2011 l O Tempo

  • Gol Rock In Rio, lançado em 2011 para comemorar a volta do festival em terras tupiniquins.
  • Em 1995, a banda de rock comandada por Mick Jagger, que depois de 30 anos de carreira se apresentavam no Brasil pela primeira vez, foi a inspiração para o modelo Gol Rolling Stones.
  • Gol Vintage que trazia junto a ele uma guitarra customizada com o mesmo visual do automóvel e teve apenas 30 unidades fabricadas.
  • Em 1982, com apenas dois anos, o Gol lançou a sua primeira edição especial: uma homenagem à Seleção Brasileira da copa do mundo daquele ano.
  • Em 1996, lançou o Gol Atlanta, com inspiração nos Jogos Olímpicos.

Alguns fatos curiosos da história do Gol Volkswagen

  • Na Rússia e no México o carro é nomeado como Pointer.
  • Para os mercados do Uruguai, Paraguai e Argentina foi ofertado um motor 1.9 turbo diesel, durante quase toda a primeira década do século XXI.
  • O lançamento do G5 – conhecido como Novo Gol – aconteceu em uma festa que teve um desfile de 20 cães na raça vira-lata, como uma homenagem às antigas campanhas publicitárias da marca.

Agora queremos saber a sua opinião! Você já teve ou desejou ter um Gol? Possui dúvidas sobre ele ou tem algum veículo antigo que sempre desejou? Deixe sua mensagem nos comentários!

2019-11-06T10:58:20-03:006 de novembro de 2019|Veículos|
Precisa de ajuda?