Selecionados Ruff: Polo – O Melhor Carro Urbano de 2018

Um dos automóveis mais conhecidos e adorados da Volkswagen, o Polo, foi premiado durante a edição 2018 do Salão do Automóvel de Nova York. Ele recebeu o título de “Melhor Carro Urbano do Ano” (World Urban Car of the Year) promovido pela competição “World Car Awards”. Nesta matéria, nós contamos a você algumas curiosidades desse veículo e sobre a premiação. Confira!

Polo: um breve histórico

A Volkswagen trouxe o Polo ao Brasil em 2002, mas a história desse carro é bem mais antiga. A sua primeira versão foi fabricada na Alemanha em 1975. Quando chegou por aqui, ele se destacou por ser um carro dono de uma estrutura rígida proporcionada pelo corte de chapas e soldas feitas a laser. Embora a empresa tenha inovado com a fabricação do Polo, a edição brasileira não tinha uma configuração avançada em termos tecnológicos como o modelo vendido na Europa.

Em 2004, a Volkswagen lançou o Polo flex e, até 2014, ele foi produzido tanto na versão hatch quanto na versão sedan. Curiosamente, o modelo fabricado no Brasil foi exportado para vários países da América Latina, com exceção da Argentina. Por quê? Lá, eles comercializavam uma geração antiga do Polo Europeu. Essa versão argentina foi vendida por alguns no Brasil como Polo Classic, mas sem grande sucesso. 

O Novo Polo

A sexta geração do Volkswagen Polo foi lançada no Brasil no final de 2018 e chamou bastante a atenção por causa de sua semelhança com o Gol. Inclusive, essa foi uma questão que a VW precisou discutir bastante: como chamar esse novo hatch compacto? A ideia inicial era divulgar uma versão atualizada e moderna do Gol. Porém, nesse meio tempo, o Polo foi ganhando mais prestígio e a empresa acabou optando por manter a produção dos dois carros sob nomes diferentes.

O Novo Polo conta com um motor 200TSI, o que faz dele um carro potente e econômico. São 128 cv e torque máximo de 200Nm. Um de seus diferenciais é a 2ª geração do Active Info Display, uma tela digital que substitui aquele painel analógico clássico. Essa tecnologia é semelhante a um tablete, sendo possível visualizar diversas informações pela tela, como mapas, autonomia de combustível, lista de música e aqueles outros indicativos que fazem parte do painel.

O Melhor Carro Urbano de 2018

O Novo Polo ganhou ainda mais prestígio recentemente ao ser premiado como o “Melhor Carro Urbano do Ano” durante a edição 2018 do Salão do Automóvel de Nova York. Ele disputou o prêmio com outros dois finalistas de peso: o Ford Fiesta e o Suzuki Swift. A decisão foi feita por um corpo de jurados formado por 82 jornalistas automotivos de 24 países, incluindo representantes do Brasil.

A categoria conquistada pela sexta geração do Volkswagen Polo é dedicada aos carros de porte compacto que se destacam em suas performances no trânsito intenso de grandes cidades e de regiões metropolitanas. Mas, o que levou os jurados a escolherem o Polo como o grande vencedor de 2018? O fator principal foi a sua Estratégia Modular Transversal (MQB), o que lhe proporciona uma flexibilidade no sistema de condução. Além disso, ele é um dos compactos mais sofisticados do mundo e oferece uma assistência eficiente aos motoristas.

Essa não é a primeira vez que a Volkswagen leva algum prêmio promovido pela “World Car Awards”. Ela já venceu a categoria de “Melhor Carro do Ano” três vezes. Em 2013, a empresa ganhou o título com o Golf. Já em 2010, o Polo já tinha sido responsável pelo destaque da VW na premiação. Por fim, em 2009, foi o Golf VI o grande vencedor da marca alemã.

A “World Car Awards” está em sua 14º edição e, nos últimos 12 anos, ela tem sido realizada durante o Salão do Automóvel de Nova York. Este evento é um dos maiores e mais importantes do segmento, reunindo anualmente mais de um milhão de visitantes interessados em descobrir as novidades da indústria automotiva.

Você acha que o Novo Polo mereceu o prêmio de “Melhor Carro Urbano” de 2018? Conte a sua opinião para a gente nos comentários e compartilhe esta matéria nas redes sociais.

2019-06-18T14:22:50-03:0023 de maio de 2018|Veículos|
Precisa de ajuda?