Posto de gasolina à venda: vale a pena investir?

Viu um posto de gasolina à venda e pensou em investir nele? Comprar um posto de gasolina pode ser uma boa forma de entrar no mercado de combustíveis, decisão que também requer bastante estudo, pesquisa e conhecimento sobre o ramo. Saiba mais sobre compra e venda de posto de gasolina com a Ruff.

Posto à venda: quais os primeiros passos?

Assim como qualquer negócio, o primeiro passo antes mesmo da aquisição é estudar como é o mercado naquele setor, para aquela região. Perguntas a serem respondidas são:

  • Como está o mercado de combustíveis na sua região e no atual momento?
  • A localização do posto é boa, com bastante fluxo de veículos?
  • Quais combustíveis têm mais procura e maior saída na região?
  • Há grandes mudanças no cenário econômico que impactam no negócio?

É importante pesquisar a fundo essas respostas e não basear-se apenas pela aparência do próprio posto à venda nem pela de concorrentes: a comunicação visual no posto de combustível é muito importante, mas também pode enganar.

Responder essas questões de maneira honesta e bem pesquisada é importante porque lhe trará conhecimento sobre o setor. Além disso, também irá proporcionar maior segurança nos negócios.

O que olhar antes de comprar um posto de gasolina?

Com essas perguntas respondidas, é hora de entrar em contato com os proprietários do posto de gasolina à venda. Deixe sua intenção clara: você é um investidor com conhecimento sobre o setor, não apenas um curioso.

Pontos importantíssimos aos quais você deve se atentar na compra e venda de posto de gasolina são:

É natural que, em um primeiro momento, os proprietários não queiram passar algumas informações para alguém. Deixando claro, contudo, o seu conhecimento e intenção genuína de conhecer melhor o estabelecimento antes de fazer a aquisição, essas informações todas devem ser passadas de bom grado. Se algum dado for omitido ou escondido de você, desconfie!

Vale também ressaltar que todos esses dados devem ser cuidadosamente analisados não apenas para o posto em si, mas também para todos os serviços diferenciais oferecidos: lava carros, loja de conveniência, troca de óleo, oficina mecânica e todos os demais também fazem parte do negócio.

Quer comprar posto de gasolina? Converse com os funcionários!

Um posto de gasolina à venda pode estar nessa posição por uma série de fatores: dificuldades financeiras, baixos investimentos, má gestão ou até mesmo uma estratégia comercial nova por parte dos atuais proprietários. Conversar com eles sobre isso é de primordial importância na negociação.

Porém, um ponto ainda mais valioso e que te dará inúmeros insights é conversar com a atual equipe do posto à venda.

São essas pessoas que estão diariamente lidando tanto com os clientes quanto com a gestão, que sabem os serviços ofertados e como eles são executados e, principalmente, são elas que fazem total diferença na fidelização dos clientes.

Investir em bons profissionais que já se esforçam pelo negócio é muito mais vantajoso que contratar uma equipe inteiramente nova.

posto de gasolina a venda saiba como comprar

A atenção aos certificados e licenças legais é importante quando se está vendo posto de gasolina para investir.

Posto de gasolina à venda com propriedade ou sem a propriedade?

Este é um fator muito importante quando se está vendo posto de gasolina para investir: se o que está à venda é apenas o negócio ou se a propriedade que ele está instalado também faz parte da negociação.

Tal qual ocorre com outros empreendimentos, um posto de gasolina pode ser instalado em uma propriedade que seja do mesmo proprietário ou ainda na propriedade de terceiros, havendo então um contrato de locação, leasing, arrendamento ou outras modalidades que permitam a utilização do espaço.

Se o negócio inclui apenas o posto à venda (suas instalações, equipamentos, produtos, marca, bandeira, etc.) normalmente tem um custo de investimento menor, porém significa assumir o contrato de uso da propriedade (o que pode apresentar seus desafios) ou a necessidade de um novo contrato ser firmado entre as partes: algo semelhante ao “passar o ponto”.

Por sua vez, um posto de gasolina à venda com propriedade já inclusa costuma ter um custo de investimento mais alto e necessita também de toda transferência legal da mesma. Porém, conta com a vantagem de não haver os custos do contrato de uso da propriedade, dando também mais autonomia para o novo proprietário utilizar o terreno como quiser.

Vale a pena comprar um posto de gasolina à venda?

Após estudar o mercado de combustíveis, conhecer de forma aprofundada o estabelecimento de interesse, garantir que a forma de aquisição, o tipo de negociação e os bens inclusos na compra e venda de posto de gasolina estão dentro das suas expectativas e necessidades, é hora de analisar todos esses dados, fazer as contas e confirmar, de forma realista e procurar investir em um posto de gasolina à venda.

De forma geral, investir em um posto à venda permite que diversas etapas do processo de entrar no ramo de combustíveis sejam “pulados”, por exemplo:

  • Construção e obras de infraestrutura;
  • Obtenção das licenças e registros legais de funcionamento;
  • Regularização das atividades e dos equipamentos;
  • Começar do zero a atrair clientes e fidelizá-los.

Deve-se avaliar muito bem a opção de abrir um posto de gasolina e sua contraparte, que é comprar um posto de gasolina: é preciso estudar qual melhor se encaixa para seu perfil, momento atual, necessidades e cenário do país. Ainda assim, ambas são boas alternativas para entrar no setor.

Na hora de abrir ou na compra e venda de posto de gasolina, conte com a Ruff

Desde 1995 a Ruff atua com os melhores combustíveis do mercado, dando um suporte completo para nossos bandeirados, desde o treinamento da equipe até nossos serviços de distribuição e armazenagem de combustível: temos tudo que o seu posto de gasolina pode precisar para superar suas expectativas.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as vantagens de fazer parte da família Ruff.

Acesse também nosso Facebook para mais notícias sobre o mercado de combustíveis e dicas de como administrar seu posto. E caso você tenha visto um posto de gasolina à venda e não sabe se ele vale a pena, peça nossa ajuda! Ficaremos felizes em te auxiliar.

Ruff, energia para superação.

2022-02-28T10:28:33-03:004 de março de 2022|Mercado de Combustíveis, Ruff|
Precisa de ajuda?