Ar condicionado gasta gasolina?

Apesar de ser um equipamento muito comum nos veículos, ainda há a dúvida: será que o ar condicionado gasta gasolina? Para solucionar de uma vez por todas essa questão e ter dicas de como economizar combustível com ar condicionado ligado, confira este artigo!

Afinal de contas, o ar condicionado gasta gasolina ou não?

Sim, o ar condicionado consome gasolina.

E não é só isso: o ar condicionado é o equipamento (tirando o próprio motor) que mais gasta combustível. O consumo pode aumentar em até 20%, mas tende a ficar na casa dos 10%.

Ainda assim, não há diferença entre os tipos de combustível: usar ar condicionado gasta gasolina da mesma forma que gasta etanol, diesel, etc.

Como e por que o ar condicionado gasta gasolina?

De forma resumida, o sistema de ar condicionado tem os seguintes principais componentes:

  • Compressor: ele é ligado ao motor do carro por meio de uma correia. Em síntese, quando acionado (ao ligar o ar condicionado do veículo), ele irá aumentar a pressão e a temperatura do líquido de refrigeração.
  • Condensador: quando o líquido de refrigeração quente que saiu do compressor passa pelo condensador, ele se resfria com auxílio do ar externo e ventoinhas.
  • Evaporador: recebe o ar que será resfriado pelo líquido de refrigeração frio que veio do condensador. É esse ar (já livre de umidade e partículas de pó e sujeira) que irá para a cabine do veículo.

Para que o compressor funcione, ele precisa ser acionado mecanicamente, o que é feito pelo motor do veículo. Em outras palavras, o ar condicionado consome gasolina porque o motor do veículo tem que dividir sua potência entre o câmbio (que irá movimentar o veículo) e o compressor.

É por esse mesmo motivo que os veículos “perdem potência” ao andar com o ar ligado.

Ainda que o acionamento do compressor pudesse ser feito por um motor separado (até mesmo um motor elétrico), isso implicaria em ter mais equipamentos instalados no veículo. Ou seja, seria um sistema mais caro, que iria requerer mais manutenção, que ocuparia mais espaço e aumentaria o peso do veículo.

Ar condicionado ligado gasta mais gasolina… mas o que mais?

Agora que você já sabe que ligar o ar condicionado gasta gasolina, é importante dizer que há mais alguns detalhes nessa história. Isto é, o condicionado automotivo consome mais combustível em algumas situações e sob algumas condições diferentes.

Quanto mais quente do lado de fora, maior o consumo de combustível

Certamente, este ponto aqui é algo mais conhecido: quanto mais quente estiver o lado de fora, mais trabalho o ar condicionado terá para resfriar o interior do veículo. Portanto, o consumo de combustível será maior.

Para exemplificar: ligar o ar condicionado com a temperatura ambiente de 42ºC gastará mais do que se a temperatura for de 28ºC.

Quanto mais frio o ar condicionado, o consumo também é maior

Seguindo a mesma linha do ponto anterior, quanto menor a temperatura escolhida para o ar condicionado, mais trabalho o sistema terá para resfriar o ar. Por isso, o consumo também aumentará.

Ou seja, o ar condicionado ligado gasta mais gasolina se estiver em 18ºC do que gastaria se estivesse em 22ºC.

ar condicionado gasta gasolina tire a dúvida

A falta de manutenção é um dos motivos que faz o ar condicionado gastar mais combustível.

A velocidade do ar condicionado influencia no consumo de combustível

Primeiramente é importante diferenciar temperatura e intensidade do ar condicionado. A temperatura realmente é o valor, em graus Celsius, da quantidade de calor ar; por sua vez, intensidade é referente ao volume de ar que é colocado dentro da cabine do veículo.

Assim como temperaturas menores do ar gastam mais combustível, quanto maior a velocidade (ou seja, quanto mais volume de ar a ser resfriado), também maior o consumo.

O ar condicionado consome mais gasolina em carros mais velhos

Quanto mais moderno o veículo, mais tecnologia ele terá. Portanto, maior será a eficiência tanto do seu motor quanto do sistema de ar condicionado. Desse modo, o consumo de combustível tenderá a ser menor.

Em outras palavras, o ar condicionado automotivo consome mais combustível em carros mais velhos. Fica, então, a mesma recomendação de sempre: faça a manutenção preventiva.

Entretanto, vale apontar que não há, necessariamente, diferenças de consumo entre ar condicionado tradicional e digital. Ainda que os modelos digitais permitam maior controle do sistema e sejam mais eficientes, o consumo depende principalmente da maneira como se usa o ar condicionado.

Ar ligado gasta gasolina a mais em motores mais fracos

Já mencionamos anteriormente que ligar o ar divide a potência do motor e, consequentemente, ele fica mais “fraco” para movimentar o veículo. Porém, não é só isso.

O aumento de consumo com o ar ligado também é maior para motores menores, uma vez que sua potência máxima é menor. Aliás, esse consumo maior vale tanto para o ar condicionado quanto para o próprio movimento do veículo.

Ou seja, um veículo 1.0 com ar condicionado ligado terá um consumo proporcionalmente maior do que um veículo 2.0 com ar ligado, por exemplo.

Como economizar combustível com ar condicionado ligado?

De modo geral, é uma troca: o conforto do ar condicionado por um aumento do consumo, que sempre estará presente.

Ainda assim, agora que você já sabe o funcionamento do ar condicionado e das condições que fazem com que ele gaste mais combustível, fica mais fácil criar estratégias de como economizar combustível com ar condicionado ligado.

Algumas dicas são:

  • Dê preferência para o ar condicionado em temperaturas mais amenas ao invés de frio.
  • Sempre que possível prefira usar somente a ventilação ao invés do ar condicionado.
  • Faça sempre a manutenção do veículo e do sistema do ar condicionado, desde os líquidos refrigerantes até os filtros de ar.
  • Conduza o veículo de forma tranquila: dirigir de maneira mais agressiva, com rotações mais altas, irá aumentar o consumo.
  • É preferível ligar o ar condicionado em velocidades menores por um período mais longo do que em velocidades maiores.

Ar condicionado do carro gasta gasolina, mas não é vilão

De fato, o ar condicionado gasta combustível. Entretanto, não só não é a única coisa que o faz, como também seus pontos positivos compensam os negativos. Afinal, quem não gosta do ar ligado no calor, não é mesmo?

Dessa forma, fica o aviso: o ar condicionado não é um vilão. Contanto que seu uso seja consciente e estratégico, ele será um ótimo aliado dos seus traslados, proporcionando conforto e tranquilidade.

Se você gostou dessas informações e dicas, não deixe de conferir outros posts similares:

Ruff, energia para superação.

2022-11-01T16:46:47-03:001 de novembro de 2022|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?